Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

escrevivência...

Escrever para sobreviver, um blog que surge em período de quarentena e que convida todos quantos gostem de escrever a participar, diariamente, em desafios de escrita criativa.

escrevivência...

Escrever para sobreviver, um blog que surge em período de quarentena e que convida todos quantos gostem de escrever a participar, diariamente, em desafios de escrita criativa.

Sab | 23.05.20

O livro está escrito, como escolher a editora?

O livro está escrito e parece que um sentimento de concretização inunda o autor. A verdade é que, para novos autores, o caminho ainda agora começou e, arrisco-me mesmo a dizer que, a publicação é mais difícil do que escrever o livro. Mas a publicação é o sonho de qualquer escritor e, por isso, vale bem a pena tentar.

 

Editoras tradicionais

O acesso às grandes editoras tradicionais é difícil, pois a maioria delas publica autores consagrados, ou novos escritores que se destacam na vida pública por outras razões e são, portanto, conhecidos, pois estes apresentam um menos risco de investimento. Mas deves tentar, envia a tua história para várias editoras, pode ser que sejas surpreendido.

 

Vanity publisher

Existem editoras de mais fácil acesso aos novos autores e mais disponíveis para publicar o teu livro, as vanity publisher, que te vão pedir uma comparticipação para essa publicação, frequentemente através da compra de exemplares do teu próprio livro a um preço mais baixo que o pvp, e que depois poderás vender. A vantagem é que não terás de te preocupar com a distribuição do livro, já que estas editoras o fazem chegar aos grandes circuitos comerciais de livros. Mas tem cuidado, porque algumas não cumprem os requisitos de distribuição que afirmam e nem todas têm o serviço de revisão do texto.

 

Edição de autor

Podes ainda optar pela edição de autor em que tudo é da responsabilidade do autor, desde a paginação, à impressão, à divulgação e distribuição do livro.

 

Publicação online

Há cada vez mais utilizadores que escolhem ler os seus livros em formato digital, pelo que a publicação exclusivamente online poderá ser uma boa solução, podendo ainda escolher se pretendes dar livre acesso à leitura do teu texto ou se o leitor deverá pagar por isso. Brevemente apresentar-te-ei algumas plataformas de publicação interessantes.

 

Para qualquer um dos casos, analisa bem as tuas opções, fala com outros autores e informa-te bem antes de tomares a tua decisão. Mas vai em frente, há alguém à espera para ler o teu livro e farás essa pessoa mais feliz. E nunca que te esqueças que os sonhos são para ser concretizados.

dicas.png